Mantenha-se informado com o boletim desta quinta!
SERVIÇOS FINANCEIROS EM FOCO – VOL.3
Congresso derruba veto do refis das PMES e libera parcelamento de dívida tributária do simples
Os pequenos negócios tiveram uma de suas maiores vitórias dos últimos tempos, com a derrubada pelo Congresso Nacional, do veto do refinanciamento (Refis) das dívidas das micro e pequenas empresas, nesta terça-feira (3). O presidente do Sebrae, Guilherme Af Domingos, que desde o ano passado vinha negociando a aprovação do projeto de lei, classificou a medida como “um ato de justiça” para os pequenos empreendedores. O Refis vai beneficiar mais de 600 mil pequenos negócios inadimplentes, que estavam ameaçados de sair do Simples Nacional.
Nova plataforma entra em nova etapa: boletos acima de r$ 800,00 devem estar cadastrados no sistema
Desde 24 de março os boletos de valor igual ou acima de R$ 800,00, que não estiverem cadastrados na base de dados do sistema da Nova Plataforma de Cobrança, não serão aceitos pelos bancos. Essa plataforma de liquidação e compensação para boletos de pagamento está em operação desde meados do ano passado e foi desenvolvida pela FEBRABAN. Para os pagadores que tiverem o seu boleto recusado pelos bancos por não estarem nessa base, deverão procurar o beneficiário (emissor do boleto) para quitar diretamente com ele o débito.
Conheça a composição da nova taxa de longo prazo – TLP
A Taxa de Longo Prazo (TLP) substitui a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos contratos firmados a partir de 1º de janeiro de 2018. A TLP mensal é composta de uma parcela de juros reais pré-fixados e da inflação (IPCA). A taxa de juros reais (“TLP-Pré”) é fixada no momento da contratação do financiamento. Sobre o saldo devedor incidirá também a correção monetária, correspondente à variação do IPCA.
Este é um resumo por tópicos do boletim. Faça o download clicando no botão abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo!