Passo a Passo de aceitar pagamentos por boletos de forma segura

Meios eletrônicos de pagamento / quinta-feira, 28.03

PARA ACESSAR O CONTEÚDO COMPLETO, ESCOLHA UMA OPÇÃO:

Cadastre-se gratuitamente O cadastro é fácil, rápido e você terá acesso a conteúdos exclusivos.

Conheça o passo a passo para sua empresa aceitar pagamentos por boletos de forma segura. O boleto bancário é um título de cobrança criado no Brasil, que facilita a vida do consumidor e das empresas, por ser simples de emitir e simples de pagar.

É uma excelente modalidade de pagamento de um determinado produto/serviço pela praticidade e segurança. Entre suas vantagens, há o custo de operação mais baixo do que o realizado pelas operadoras de cartão de crédito. Outro atrativo do boleto é o repasse rápido do dinheiro, realizado em até dois dias, diferente das operadoras de cartões de crédito que podem demorar até trinta dias para o repasse.

Ainda que existam muitas opções de meios de pagamento disponíveis no mercado, o boleto tem se mostrado uma alternativa mais atraente para as pessoas que não se sentem seguras em disponibilizar seus dados do cartão de crédito na internet, especialmente se a empresa for pouco conhecida. Tanto para quem vende como para quem compra, há vantagens que convidam ao fechamento do negócio, a exemplo da oferta de desconto de até 10% praticada por muitas empresas.

Pagamento boleto

Por outro lado, a grande desvantagem dessa modalidade de pagamento está no risco do cliente desistir da compra já com o boleto gerado. Nada impede que o cliente desista e não finalize a operação. Nesse intervalo, a empresa terá que deixar reservado o produto até que o prazo do boleto expire, o que pode ocasionar em perda de novas vendas caso a empresa tenha estoque pequeno. Outro problema é o alto nível de inadimplência.

Uma mudança gradativa está acontecendo para o funcionamento deste processo em 2018: todos os boletos precisarão ser registrados a partir da nova plataforma de cobrança desenvolvida pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, em parceria com a rede bancária, cujo sistema é para modernização do processo de liquidação dos boletos bancários de modo a garantir mais confiabilidade e comodidade aos usuários. O boleto pode ser classificado como meio de cobrança com ou sem registro. O critério “registro” consiste em o boleto ter suas informações relacionadas à emissão sob conhecimento do banco. Nesse processo, há o envio do “arquivo de remessa” que contempla dados que serão usados pelo banco para controlar o pagamento dos boletos tais como CPF do cliente, valores e datas de vencimento.

 

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS

 

1. Dirija-se ao banco

Se preferir manter sua carteira bancária, o recomendável é que procure seu gerente e solicite uma carteira de cobrança vinculada a sua conta corrente – essa é a maneira como vai tratar o boleto recebido. Pode ocorrer pagamento de taxas em razão de usar esse serviço.Vale avaliar custos envolvidos.

Se você está começando a empreender e não se decidiu se abrirá ou não uma conta jurídica, atente que é primordial separar as contas pessoais das empresariais. Pode ser uma conta corrente em uma instituição financeira ou uma plataforma intermediadora de pagamentos. A conta bancária é para o direcionamento dos fundos cobrado por meio do título de cobrança. Em alguns casos, a conta poupança é suficiente para plataforma intermediadora de pagamentos.

Obtenha a homologação do banco para usar essas opções de cobrança por boleto. O processo baseia-se na criação de 10 a 20 boletos fictícios e encaminhá-los à instituição bancária para que a emissão seja verificada e se estar em conformidade com seus padrões. Esse processo é para afastar falhas futuras na emissão e seu recebimento. Além disso, é necessário também elaborar e enviar um arquivo de remessa fictício para o caso da carteira registrada.

Portanto, a empresa tem a opção de emitir boletos por meio dos bancos ou por uma plataforma intermediadora de pagamentos. Há empresas especializadas para geração e emissão eletrônica de boletos registrados que disponibilizam muitas facilidades por meio de plataformas online para você gerir suas finanças da melhor maneira.

2. Busque uma ferramenta para otimizar a gestão de boletos

É possível encontrar uma diversidade de ferramentas para emissão de boletos na internet com disponibilidade de planos gratuitos, a exemplo da Boleto Clound. A maioria dessas opções oferece soluções sem a burocracia e as taxas exigidas pelos bancos.

Essas ferramentas podem te ajudar a ter maior controle sobre suas transações e ainda:
  • Transmite cobranças automáticas; Controla clientes em atraso;
  • Integra informações com o financeiro;
  • Expedição de cobranças com regularidade;
  • Rapidez, profissionalismos e segurança nas emissões.
Para escolha da ferramenta que melhor se adequa ao seu negócio, observe alguns aspectos:
  • Custo da ferramenta X funcionalidades disponíveis;
  • Dias úteis e regras para repasse do valor;
  • Esclarecimento de dúvidas e suporte na resolução de problemas;
  • Segurança e tempo de atuação no mercado;
  • Valor da taxa.

FIQUE LIGADO NAS DICAS INDISPENSÁVEIS PARA GESTÃO DE BOLETOS

Monitore quantos boletos foram emitidos

Efetue a gestão dos vencimentos

Use um software para a gestão de boletos

Minimize falhas com automação

Planeje seus recebimentos para organizar as finanças

Aceitar pagamentos por boletos, de forma segura, requer planejamento e cuidados sob sua gestão. Com a nova plataforma de cobrança desenvolvida pela FEBRABAN e a rede bancária, o boleto tornou-se ainda mais atraente para o comprador, que faz uso deste meio de pagamento, pela maior segurança e comodidade e consolidou o boleto como um meio de pagamento versátil e bastante expressivo na captação de novos negócios pela modernização que foi submetido.

SAIBA MAIS:

Como vender com boleto bancário

Como utilizar o smartphone como um meio eletrônico de pagamento para a minha empresa?