Artigo – Como calcular o custo efetivo?
Você sabe exatamente qual o custo efetivo total pago por uma operação de crédito contratada junto a uma instituição financeira?
Este assunto tem chamado muito a atenção das empresas que necessitam de crédito. A questão é: será que realmente é cobrada a taxa contratada? Qual o custo efetivo total?
Todo crédito obtido junto às instituições financeiras possui custos relativos a sua operação e viabilização. Os elementos envolvidos numa contratação é o que diferenciam o custo nominal do custo efetivo. A taxa mais evidente no contrato é a chamada taxa nominal. Ela inclui outros custos que, usualmente, são cobrados além do custo do dinheiro. Tem-se então o Custo efetivo total – CET que corresponde a taxa que considera todos os encargos e despesas incidentes nas operações de empréstimos contratadas.
Portanto, é necessário fazer pesquisas e comparar. Afinal, o dinheiro é uma mercadoria que se não tiver cautela pode sair muito caro.
Nem sempre uma taxa de juros nominal baixa oferecida é a mais vantajosa, pois se colocarmos os outros custos envolvidos e cobrados pode não ser tão competitivo se compararmos a outras instituições. Para isso faça cálculos e conheça previamente o custo total da operação de crédito, considerando o crédito de um mesmo valor e prazo, assim fica mais fácil decidir e comparar entre elas a melhor oferta para o seu negócio.