É melhor comprar ou alugar um equipamento?

ALUGAR OU COMPRAR UMA MÁQUINA OU EQUIPAMENTO? QUAL O MELHOR PARA MINHA EMPRESA?

ALUGAR OU COMPRAR UMA MÁQUINA OU EQUIPAMENTO?

É comum para os empresários se depararem com uma dúvida no momento de adquirir um bem: é melhor comprar ou alugar? Aqui vamos avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção e listar os itens necessários para o cálculo do menor custo para a Empresa.​

Opções: Alugar ou Comprar

 

OPÇÃO ALUGAR:

– VANTAGENS

  • Utilização em contratos temporários, quando o bem não será necessário após o término do contrato;​
  • Manutenção por conta da Locadora, inclusive com reposição em caso de quebra, evitando o prejuízo com equipamentos obsoletos;​
  • Utilização de equipamentos de ponta colocados à disposição pelas locadoras, o que pode contribuir para o aumento da produtividade da empresa em função dos avanços tecnológicos;​
  • Acesso a uma variedade de modelos, sem precisar fazer estoque.​

– DESVANTAGENS

  • Elevação dos custos fixos, nos casos de atrasos da mensalidade, com o pagamento das multas contratuais;​
  • Custos elevados de locação;​
  • Falta de propriedade do bem. Ao final do contrato o bem não fica na empresa.​
OPÇÃO COMPRAR:​​

– VANTAGENS

  • Aquisição de um bem novo, voltado para as necessidades da empresa;​
  • Preços e opções de parcelamentos atrativos com valores semelhantes às mensalidades do aluguel, gerando maior rentabilidade para a empresa;​
  • A máquina ou equipamento passa a ser um patrimônio da empresa, e tem um valor de venda caso seja necessário ou conveniente se desfazer do bem. ​
  • Não há custo mensal fixo, o que representa uma grande vantagem em períodos de baixa demanda.

– DESVANTAGENS

  • Gastos elevados para adquirir o bem, que não se esgotam após o pagamento final, visto que ainda tem os custos de manutenção, reparos, inspeções, logística e armazenamento;​
  • Despesas com a depreciação do bem, em função do desgaste com o tempo de uso, ou mesmo se o bem ficou obsoleto;​
  • Falta de cuidado por parte dos colaboradores, que podem reduzir o tempo de vida útil do bem e aumentar as despesas com a depreciação e manutenção.

Então, na hora de decidir se vai se locar ou comprar um equipamento, é necessário analisar o ​ momento da empresa ( início das atividades, expansão, reforma), fazer uma avaliação de ​ riscos e considerar os efeitos a longo prazo, para determinar se a taxa de uso justiça ou não o ​investimento na aquisição do bem. E lógico, qualquer que seja a decisão a ser tomada, ela ​ deve ser incluída no planejamento financeiro e orçamentário da empresa.​

ITENS NECESSÁRIOS PARA O CÁLCULO DO VALOR PRESENTE LÍQUIDO​

– COMPRA: ​

  • Valor pago na compra do equipamento (incluso frete, seguro, impostos);
  • Valor pago para a manutenção, suprimentos, seguro.;
  • Taxa de juros da Instituição Financeira.;
  • Prazo de vida útil do bem estimado pelo empresário;
  • Prazo de vida útil do bem estimado pela Receita Federal (depreciação).*​

*Para maiores informações consulte o site da Receita Federal.

– ALUGUEL​:

  • Valor da prestação do Aluguel​;
  • Condições Contratuais​;
  • Valores das parcelas​;
  • Prazos para pagamentos​;
  • Taxas de Juros​;
  • Valores e taxas de multas​.

Conhecendo essas informações, e com o auxílio de uma calculadora financeira, é possível para o empresário calcular o Valor Presente Líquido (VPL) na compra e no aluguel e, fazendo um comparativo entre os resultados, conhecer a opção que ofereça menor custo para a empresa.

 

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