É melhor comprar ou alugar um equipamento?
ALUGAR OU COMPRAR UMA MÁQUINA OU EQUIPAMENTO? QUAL O MELHOR PARA MINHA EMPRESA?
É comum para os empresários se depararem com uma dúvida no momento de adquirir um bem: é melhor comprar ou alugar? Aqui vamos avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção e listar os itens necessários para o cálculo do menor custo para a Empresa.
OPÇÃO ALUGAR:
– VANTAGENS
- Utilização em contratos temporários, quando o bem não será necessário após o término do contrato;
- Manutenção por conta da Locadora, inclusive com reposição em caso de quebra, evitando o prejuízo com equipamentos obsoletos;
- Utilização de equipamentos de ponta colocados à disposição pelas locadoras, o que pode contribuir para o aumento da produtividade da empresa em função dos avanços tecnológicos;
- Acesso a uma variedade de modelos, sem precisar fazer estoque.
– DESVANTAGENS
- Elevação dos custos fixos, nos casos de atrasos da mensalidade, com o pagamento das multas contratuais;
- Custos elevados de locação;
- Falta de propriedade do bem. Ao final do contrato o bem não fica na empresa.
OPÇÃO COMPRAR:
– VANTAGENS
- Aquisição de um bem novo, voltado para as necessidades da empresa;
- Preços e opções de parcelamentos atrativos com valores semelhantes às mensalidades do aluguel, gerando maior rentabilidade para a empresa;
- A máquina ou equipamento passa a ser um patrimônio da empresa, e tem um valor de venda caso seja necessário ou conveniente se desfazer do bem.
- Não há custo mensal fixo, o que representa uma grande vantagem em períodos de baixa demanda.
– DESVANTAGENS
- Gastos elevados para adquirir o bem, que não se esgotam após o pagamento final, visto que ainda tem os custos de manutenção, reparos, inspeções, logística e armazenamento;
- Despesas com a depreciação do bem, em função do desgaste com o tempo de uso, ou mesmo se o bem ficou obsoleto;
- Falta de cuidado por parte dos colaboradores, que podem reduzir o tempo de vida útil do bem e aumentar as despesas com a depreciação e manutenção.
Então, na hora de decidir se vai se locar ou comprar um equipamento, é necessário analisar o momento da empresa ( início das atividades, expansão, reforma), fazer uma avaliação de riscos e considerar os efeitos a longo prazo, para determinar se a taxa de uso justiça ou não o investimento na aquisição do bem. E lógico, qualquer que seja a decisão a ser tomada, ela deve ser incluída no planejamento financeiro e orçamentário da empresa.
ITENS NECESSÁRIOS PARA O CÁLCULO DO VALOR PRESENTE LÍQUIDO
– COMPRA:
- Valor pago na compra do equipamento (incluso frete, seguro, impostos);
- Valor pago para a manutenção, suprimentos, seguro.;
- Taxa de juros da Instituição Financeira.;
- Prazo de vida útil do bem estimado pelo empresário;
- Prazo de vida útil do bem estimado pela Receita Federal (depreciação).*
*Para maiores informações consulte o site da Receita Federal.
– ALUGUEL:
- Valor da prestação do Aluguel;
- Condições Contratuais;
- Valores das parcelas;
- Prazos para pagamentos;
- Taxas de Juros;
- Valores e taxas de multas.
Conhecendo essas informações, e com o auxílio de uma calculadora financeira, é possível para o empresário calcular o Valor Presente Líquido (VPL) na compra e no aluguel e, fazendo um comparativo entre os resultados, conhecer a opção que ofereça menor custo para a empresa.