Conheça algumas plataformas de crowdfunding

Fontes alternativas de recursos / quinta-feira, 22.03

Plataformas de crowdfunding mais utilizadas, conforme objetivo dos projetos. 

Algumas vezes, o próprio empreendedor tem os recursos necessários para realizar projetos inovadores. Outras vezes, o empreendedor reúne sócios para que ajudem a financiar a iniciativa. Mesmo assim, uma série de projetos fica só na ideia, ou no papel, sem conseguir nascer.

A internet pode ser uma excelente aliada na hora de buscar alternativas de financiamento para realizar esses projetos que estão no papel. Por meio de plataformas colaborativas, muitas pessoas ou equipes já estão cadastrando seus projetos e conquistando o apoio de diversos colaboradores para a sua realização. Trata-se do chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo.

Crowdfunding ou financiamento coletivo é uma nova maneira de captar recursos para concretizar projetos.  

Ele se organiza por meio de plataformas online (sites, blogs, redes sociais etc.) e seu objetivo é reunir pessoas que precisam de financiamento para projetos e potenciais apoiadores dessas ideias.

Os projetos podem ser voltados para criação de uma empresa, apoio a uma causa social, realização de eventos, elaboração de novos produtos/serviços, enfim, qualquer projeto, desde que gere valor à sociedade e seja inovador.

É importante destacar que, na maioria das plataformas, não são aceitos projetos cujo objetivo final seja capitalizar uma organização, mas existem plataformas específicas para essas ideias.

Outro ponto importante é que a campanha de divulgação do crowdfunding, além de conseguir financiamento, funciona como uma forte ferramenta de marketing, pois divulga o projeto e permite que a receptividade do público seja mensurada de forma prática.

Como funciona? 

Conheça algumas plataformas de crowdfundingOs idealizadores devem estruturar suas ideias e divulgá-las a fim de conquistar seu público-alvo e, consequentemente, o financiamento. Enquanto isso, os apoiadores avaliam os projetos, decidem se vão financiá-los e a quantia que vão investir.

Mas o que os apoiadores ganham? Além de contribuir para o projeto, são reembolsados com as chamadas “recompensas”, normalmente interessantes para o consumidor.

Por exemplo, os apoiadores que financiaram um projeto cujo objetivo é desenvolver um festival de música ganham entradas. Dessa forma, ao apoiar um projeto, eles também estão se beneficiando. Trata-se, portanto, de um bom negócio.

Conheça iniciativas 

Conheça algumas dessas centenas de plataformas de crowdfunding no mundo que apoiam projetos de diversas áreas, como, artes, tecnologia, jogos, empreendedorismo e projetos sociais:

  1. Catarse
    É o primeiro site de crowdfunding brasileiro. Fundado em 2011, já financiou mais de R$ 10 milhões. Abrange projetos considerados inovadores e não aqueles cuja única finalidade é capitalizar uma empresa.
  2.  Kickstarter
    Sem dúvida é uma das maiores plataformas de financiamento coletivo do mundo. Foi criada em 2009 e já financiou mais de 50 mil projetos com um montante superior a US$ 833 milhões.
  3. Indiegogo
    Criada em 2008, essa plataforma estrangeira foca em ajudar pessoas físicas, negócios menores e organizações sem fins lucrativos.
  4. P2B Investor
    Reúne oportunidades de negócios apenas para pequenos empreendimentos; em contrapartida, os apoiadores detêm uma parcela do negócio e ganham dividendos mensais.
  5. Startup Valley
    Crowdfunding com objetivo de apoiar a criação de startups em qualquer lugar do mundo. Possibilita, inclusive, que um apoiador torne-se sócio.
  6. Seedrs
    Outra plataforma de financiamento coletivo que apoia nas startups.
  7. Quirky
    É uma das plataformas mais inovadoras. Apoia apenas invenções de objetos que podem ser usados no dia a dia de qualquer pessoa. Quem apoiar um projeto ganha um dos objetos produzidos.
  8. Ideame
    É o maior site de financiamento coletivo da América Latina.

 

carregando...