Dicas práticas para se apresentar a investidores

Fontes alternativas de recursos / quinta-feira, 24.01

O primeiro passo antes de buscar investidores é saber qual é sua proposta de investimento, ou seja, quanto recurso você precisa, para quais finalidades e por qual contrapartida de participação.

Se isso ainda não estiver claro, você deve trabalhar mais na estratégia do seu negócio ou seu negócio ainda não está no estágio necessário para buscar investimento.

 

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Passo a passo da apresentação para investidores

Tendo clareza sobre a proposta de investimento, o próximo passo é ter uma apresentação clara do seu negócio, chamado no mercado de investimentos de “Deck”. Segue uma sugestão de estruturação da apresentação do seu negócio:

  • Problema: qual problema ou necessidade que o meu negócio resolve?
  • Solução: qual é a solução trazida pelo negócio e qual é sua principal inovação?
  • Mercado: qual é o mercado de atuação e o seu tamanho?
  • Modelo de receita: como seu negócio irá gerar faturamento?
  • Modelo de crescimento: como seu negócio irá crescer e se desenvolver?
  • Concorrência: quais são os competidores e os seus principais diferenciais frente a eles?
  • Equipe: qual é a equipe de empreendedores e por que esta é a equipe certa para esse negócio?
  • Próximos passos: apresentar a proposta de investimento já elaborada, ou seja, quanto recurso você precisa, para quais finalidades e por qual contrapartida de participação.

Outros elementos que pode ser importante constarem na apresentação do seu negócio: a estratégia de canais de comunicação e vendas, estratégias de saída (alternativas de como o investidor poderá vender sua participação) e uma descrição do timing do negócio, ou seja, porque este é o momento certo de fazer esse negócio acontecer.

 

Não esqueça o financeiro

Além da apresentação, você precisará de uma planilha financeira com uma projeção de dois a cinco anos de suas receitas e despesas e como será feito o investimento ao longo do tempo. No caso de captação de investimento Pré-Semente, essa planilha pode ser mais simplificada.

 

Tipos de investidor

Antes de pensar em quais tipos de investidor buscar, você precisa ter clareza sobre os dois pontos fundamentais:

  • Sua visão é obter crescimento rápido e elevado.
  • Estar disposto a vender parte de sua empresa para um investidor que irá ter algum nível de envolvimento na gestão da empresa.

Essas são duas premissas fundamentais para empreendedores que buscam capital empreendedor. Caso você não se identifique com algum desses dois pontos talvez faça sentido você buscar outras formas de capital para a sua empresa, como subvenção econômica ou financiamentos.

 

Fase de desenvolvimento de sua empresa

A fase da sua empresa irá dizer em qual estágio do Capital Empreendedor você deve buscar recursos e qual tipo de investidor buscar.

  • Exploração de mercado: se o seu produto ainda não está concluído e você precisa de recursos para entrar no mercado, você deve buscar investidores do estágio Pré-Semente.
  • Validação de produto: se você já possui a solução no mercado, mas ainda não está crescendo de forma contínua e estruturada, você deve buscar investidores dos estágios Pré-Semente ou Capital Semente.
  • Crescimento: se você já possui uma operação organizada e com faturamento recorrente, mas seu crescimento ainda está baixo, você deve buscar investidores dos estágios de Capital Semente ou Venture Capital.
  • Consolidação: se você possui uma operação robusta, faturamento significativo e processos bem organizados e busca recursos para atingir outro patamar de crescimento, você provavelmente deve buscar investidores dos estágios de Venture Capital ou Private Equity.

 

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Apoio de investidores

Envolvimento na gestão: caso você queira maior envolvimento de investidores, faz sentido buscar uma aceleradora ou um fundo de investimento que busca maior participação. Caso contrário, soluções como o Equity Crowdfunding ou investimento anjo para o estágio de Pré-Semente podem ser a melhor alternativa.

 

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Fonte: Sebrae Nacional