Como fazer startup crescer sem financiamento

Fontes alternativas de recursos / quinta-feira, 04.04

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta no Brasil. Novas empresas surgem todos os dias, seja ocupando espaços não atendidos por grandes corporações, seja melhorando processos produtivos ineficientes. Crescer sem financiamento pode parecer impossível num primeiro momento, mas não é. No Brasil, a primeira motivação para empreender é a vontade de ganhar independência de empregadores e tornar-se o próprio chefe. Em segundo lugar aparece a auto-realização, de acordo com pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2015.

Quando o próprio empreendedor investe em sua ideia, ele usa seus recursos próprios, como poupanças, ou faz empréstimos pessoais para lançar o seu negócio. Adicionalmente ao capital aportado pelo sócios, é comum ajuda financeira obtida de familiares e amigos dos sócios que confiam no seu potencial. Startups são empresas jovens, emergentes, com ideias inovadoras e que usam tecnologia para colocar um projeto em ação. O empreendedorismo envolvido nas startups se inicia com uma ideia ou uma proposta que busca soluções inovadoras para os consumidores.

Assumir novos compromissos e enfrentar novos desafios faz parte do cotidiano de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Essencialmente, as empresas que se concentram em fluxo de caixa e gestão de despesas têm potencial para serem muito mais bem-sucedidas, evitando perda de tempo, distrações e diluição na busca de capital.

A decisão de expandir o negócio não é fácil e sempre vem acompanhada de novos investimentos.

Startup

Muitos empreendedores acreditam que precisam de investimento logo no começo, antes de construir uma solução mais madura ou estruturar seus processos. No entanto, se você conseguiu encontrar uma maneira de financiar sua startup no início, então pode também se concentrar na ampliação do negócio e ter lucro em primeiro lugar – que é o que realmente importa.

Apresentamos quatro dicas primordiais para concentrar a atenção no estímulo ao crescimento de sua empresa:

1. Mantenha as despesas baixas sempre que possível

Não invista seu dinheiro com o que não possui relevância para seu negócio. Conte com ferramentas eficientes ou livre de custos, tais como Google Analytics e serviços na nuvem, para ajudá-lo a medir e afinar o seu negócio sem grandes investimentos. Além disso, busque sempre alternativas de menor custo. A grande dica aqui é conhecer profundamente o seu fluxo de caixa e se concentrar nele.

2.Use a tecnologia para alavancar os negócios

Descubra as tarefas que você pode automatizar para economias imediatas. Meça tudo e lembre-se que os dados só são úteis quando são usados. A criação de um software pode ser demorada, mas pode ser a chave para o sucesso da sua empresa. Concentre-se no seu produto mínimo viável e tenha em mente a necessidade de sempre aperfeiçoá-lo.

3. Busque diferentes caminhos de crescimento

Identifique as oportunidades de crescimento e escolha a melhor para o seu empreendimento. Encontre uma maneira de baixo custo para começar e siga em frente. A expansão de sua empresa – seja em novos mercados, novas categorias, ou com novas parcerias – só deve acontecer na hora mais propícia. Durante a expansão tenha em mente a primeira regra – de manter as despesas baixas; não se deixe ser pego de surpresa por mudanças nas suas despesas operacionais.

4. Mantenha-se centrado no cliente

Mergulhe no feedback dos clientes. Faça perguntas abertas e escute os retornos com atenção. Em seguida, desafie-se, perguntando se você realmente ouviu o feedback do cliente e o que vai fazer a respeito. Certifique-se de que a orientação centrada no cliente está enraizada em sua cultura e em todos os níveis da organização.

É possível crescer sem financiamentos ou adotando modelos de negócios diferentes. Para isso a gestão interna da empresa deve ter bem definido, no mínimo, o planejamento orçamentário e fluxo de caixa para que essa opção possa ser viabilizada. Os processos internos são absolutamente essenciais para o bom funcionamento da sua empresa nos mais variados aspectos. Gestão de equipes, controle de estoque e logística são somente alguns destes processos que devem receber total atenção.

Portanto, para que sua empresa siga crescendo de forma saudável e com lucro, liste todos os seus processos internos e realize um acompanhamento contínuo, estude o mercado, motive e capacite a sua equipe, integre todos os setores da empresa e aprimore a comunicação interna e busque o apoio de ferramentas tecnológicas de última geração.

Comece hoje a colocar em prática tudo o que aprendeu e lembre-se sempre de contar com o Sebrae quando precisar.

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