Como medir o meu endividamento?
O grau de endividamento pode ser calculado em percentual e aponta a quantidade de recursos externos que a empresa tem utilizado no decorrer das suas atividades. Através dele, o empresário pode:
- Saber o custo financeiro da dívida do seu negócio;
- Calcular valores exatos de dívidas de curto e longo prazo;
- Entender melhor da saúde financeira do seu negócio quando faz o diagnóstico se a dívida é boa ou ruim;
- Medir quanto de capital próprio financia o negócio e quanto é utilizado de recursos de terceiros.
O cálculo é simples, mas é preciso trabalhar com dados precisos, para obter os valores necessários para a obtenção de resultados exatos, visto que esses valores compõem o Balanço Patrimonial.
Após o cálculo, é importante interpretar o indicador para saber o que provocou a sua baixa ou a sua alta e avaliar a situação interna e verificar para onde foi destinado o recurso aplicado. Assim o empresário poderá diagnosticar a saúde financeira da empresa e a sua vulnerabilidade em relação ao ambiente externo. Comparar com indicadores médios de empresas do mesmo setor e porte também é uma análise importante.
Nem sempre o alto índice de endividamento aponta um momento financeiro ruim na empresa. Em determinados momentos, esse índice aumenta em função de uma expansão, investimentos em melhorias de processo, etc. E pode auxiliar o empresário na gestão do seu negócio e no processo de tomada de decisão.